SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1The effects of concurrent cognitive tasks on postural sway in healthy subjectsExperimental study on the effects of bismuth subgallate on the inflammatory process and angiogenesis of the oral mucosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694On-line version ISSN 1808-8686

Abstract

COGO, Lícia Assunção et al. Análise morfológica do sistema vestibular de cobaias intoxicadas por organofosforado. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2016, vol.82, n.1, pp.11-16. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.10.001.

INTRODUÇÃO:

O sistema vestibular é responsável pelo equilíbrio corporal. Existem substâncias que o danificam, causando tontura; são chamadas vestibulotóxicas. Agrotóxicos tornaram-se objeto de investigação da ototoxicidade a partir de pesquisas que apontaram tontura como sintoma recorrente entre as queixas de trabalhadores rurais.

OBJETIVO:

Constitui-se em avaliar a histopatologia do sistema vestibular de cobaias expostas a organofosforados, identificando os efeitos nesse sistema.

MÉTODO:

É um estudo clínico experimental, que utilizou 18 cobaias, sendo seis intoxicadas com organofosforadoclorpirifós na dose de 0,5 mg/kg/dia; sete na dose de 1 mg/kg/dia, e grupo controle com cinco cobaias expostas a água destilada, durante 10 dias consecutivos. Posteriormente realizou-se a contagem dos tufos ciliares nas máculas dos sáculos e utrículos através microscopia eletrônica de varredura.

RESULTADOS:

Na comparação intergrupos, para a variável sáculo realizou-se o teste ANOVA one-way (p = 0,0569); para a variável utrículo, utilizou-se o teste Kruskal-Wallis (p = 0,8958), revelando não haver diferença entre os grupos em ambas as variáveis.

CONCLUSÃO:

Análise histopatológica do sistema vestibular de cobaias expostas a organofosforado não demonstrou diferença na quantidade de tufos ciliares nas máculas dos sáculos e utrículos nas doses testadas, apesar do resultado para a variável sáculo ser considerado limítrofe mostrando uma tendência a significância.

Keywords : Equilíbrio postural; Vestíbulo do labirinto; Inseticidas organofosforados; Praguicidas; Toxicidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )