Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da melhora da qualidade de vida com o uso de Azitromicina no tratamento da polipose nasossinusal eosinofílica

RESUMO

INTRODUÇÃO:

O Sino-Nasal Outcome Test 22 (SNOT-22) está entre os principais instrumentos na avaliação da qualidade de vida dos pacientes com rinossinusite crônica, com versão validada no Brasil. A polipose nasossinusal eosinofílica (PNSE) representa a maioria dos casos de polipose nasossinusal (85% a 90%) e pertence ao grande grupo das rinossinusites crônicas. É uma doença inflamatória crônica que impacta sobremaneira a qualidade de vida (QV) dos pacientes, não só pelos sintomas locais, mas também por resultarem em um quadro de mal-estar geral. Os tratamentos padronizados (corticosteroides e cirurgia endoscópica nasal) levam ao controle parcial dos sintomas e as recidivas são frequentes. Os macrolídeos usados como imunomoduladores são uma promissora ferramenta para um controle mais eficaz dessa doença. Ainda faltam estudos para avaliar o real impacto na QV dos pacientes tratados com macrolídeos.

OBJETIVO:

Avaliar a melhora da QV do paciente portador de PNSE tratado com azitromicina em dose imunomoduladora baseando-se questionário SNOT-22.

MÉTODO:

Trata-se de estudo experimental autopareado em pacientes com PNSE. Foi realizada a comparação dos pacientes pré-tratamento e pós-tratamento com azitromicina. Os pacientes preencheram o questionário SNOT-22 antes do início do tratamento e no retorno após as oito semanas de tratamento. Foi prescrita azitromicina na dose de 500 mg, VO, três vezes por semana, durante 8 semanas.

RESULTADOS:

O valor do índice SNOT-22 dos pacientes reduziu 20,3 pontos, em média. Houve diminuição significativa do SNOT-22 (diferença maior que 14 pontos) em 19 pacientes (57,6%). Não houve uma diferença significativa na melhora do SNOT nos subgrupos com ou sem asma/intolerância à aspirina.

CONCLUSÃO:

A azitromicina resultou em melhora significativa da QV, avaliada pelo questionário SNOT-22, na população estudada.

Palavras-chave:
Polipose nasal eosinofílica; Azitromicina; SNOT-22

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br