SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número3Transeptal suturing - a cost-efficient alternative for nasal packing in septal surgeryTranscanal endoscopic myringoplasty: a case series in a university center índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versión impresa ISSN 1808-8694versión On-line ISSN 1808-8686

Resumen

D'AVILA, Sérgio et al. Traumas faciais entre vítimas de acidentes de transporte terrestre. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2016, vol.82, n.3, pp.314-320. ISSN 1808-8686.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.10.004.

Introdução:

Nos países em desenvolvimento, os acidentes de transporte terrestre (ATTs) são uma das principais causas de trauma facial, superando os casos de violência urbana, especialmente aqueles envolvendo automóveis e motocicletas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo transversal censitário foi determinar a ocorrência de traumas faciais com etiologia de acidente de transporte terrestre (ATT): automóveis, motocicletas ou atropelamentos, em uma cidade do Nordeste do Brasil.

Método:

Foram analisados os dados de morbidade em laudos de um serviço forense de vítimas que procuraram o serviço de janeiro a dezembro de 2010.

Resultados:

Ao todo, foram avaliados 2.379 laudos; 673 eram referentes a ATTs, e 103 apresentaram traumas faciais. A coleta de dados foi realizada por três pesquisadores previamente treinados e calibrados, sendo elaborado um formulário específico para coleta das informações contidas nos laudos. Destes, 15,3% (n = 103) sofreram trauma facial. A faixa etária predominante para os eventos de trauma facial foi de 20-29 anos (48,3%), acometendo mais homens do que mulheres (2,81:1). A motocicleta foi o principal tipo de veículo com envolvimento de vítimas (66,3%).

Conclusões:

A ocorrência de traumas faciais em vítimas de acidente de transporte terrestreten de a afetar, em maior proporção, indivíduos homens e jovens, com maior prevalência para os acidentes envolvendo motocicletas.

Palabras clave : ODONTOLOGIA FORENSE; ACIDENTES DE TRÂNSITO; TRAUMATISMOS FACIAIS; FACE.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )