Autoria, ano e local do estudo |
Diagnóstico e instrumento para coleta de dados |
Caracterização da amostra |
Principais resultados |
Conclusão do estudo |
Abreu; Morales; Ballo (2003),1313. Abreu ACB, Morales DA, Ballo MBJF. A respiração oral influen-cia o rendimento escolar. Rev Cefac. 2003;5:69-73. Available from: http://www.cefac.br/revista/revista51/Artigo%2011.pdf [cited 15.07.15]. http://www.cefac.br/revista/revista51/Ar...
São Paulo, São Paulo, Brasil |
Questionários dirigidos aos: professores sobre o desempenho escolar (2º semestre de 2001) e aos responsáveis; - Avaliação médica e clínica (não foram citados os procedimentos utilizados); e - Análise estatística: Teste Qui-quadrado, com significância de 5% |
- 330 escolares (não foram citadas as idades, médias e a distribuição quanto ao sexo); - 30 respiradores orais com obstruções de vias aéreas superiores - 300 respiradores nasais (controle); - Estudantes do Ensino Fundamental (2ª a 4ª séries) e - Escolares deveriam estar no período escolar apropriado para a idade |
As alterações no desempenho escolar foram citadas em 20% (n = 6) escolares do grupo de estudo e em 14% (n = 42) do controle revelando p valor maior que 5% |
A respiração oral não influenciou o desempenho escolar das crianças investigadas |
Goodwin et al. (2003),1414. Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms related to sleep-disordered breath-ing in white and Hispanic children: the Tucson Children's Assessment of Sleep Apnea Study. Chest J. 2003;124:196-203, http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1378/chest.124.1.196...
Tucson, Arizona, Estados Unidos da América |
- Questionário padronizado, não validado, aos responsáveis sobre os hábitos do sono (TuCASA); - Polissonografia no domicílio; e - Análise estatística: Qui-quadrado (significância de 5%), Regressão Logística Simples e Cálculo do Odds Ratio (não declarado o intervalo de confiança) |
- 1.494 crianças brancas e hispânicas; - 613 do sexo masculino e 601 do feminino (280 formulários sem a identificação dosexo); - Grupos divididos por faixa etária: 1) Entre 4 e 7 anos (n = 763, 53,9%) e entre 8 e 11 anos (n = 653; 46,1%) - 78 formulários sem a identificação da idade. Não foi citada a média de idade dos grupos |
- Não houve diferença significativa entre os grupos quanto à presença de ronco, sonolência excessiva diurna e apneia presenciada, porém, houve diferenças significativas dessas características com o distúrbio de aprendizagem relatado; - Prevalência significativa de distúrbio de aprendizagem no grupo das crianças maiores; - Não foram encontrados resultados significativos na comparação do distúrbio de aprendizagem com a variável sexo |
- Crianças hispânicas apresentaram maior frequência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono, ronco, sonolência excessiva diurna, apneia presenciada e distúrbio de aprendizagem do que as crianças brancas; - Crianças com queixas de distúrbios de aprendizagem tiveram chances maiores de apresentarem ronco (2,4×), sonolência excessiva diurna (2,5×) e de estarem na faixa entre 8 e 11 anos de idade (2,1×) |
Di Francesco et al. (2004),1515. Di Francesco RC, Passerotii G, Paulucci B, Miniti A. Respiração oral na crianc¸a: repercussões diferentes de acordo com o diag-nóstico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2004;70:665-70, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/S0034-7299200400...
São Paulo, São Paulo, Brasil |
- Histórico e exame físico característicos de rinite alérgica (sinais e sintomas); - Questionário padronizado aos responsáveis sobre os sintomas noturnos; - Exame físico; - Teste de hipersensibilidade positiva (rinite alérgica); - Telerradiografia de perfil para verificar obstrução nasofaringeana; e - Análise estatística não descrita no método, porém especificada nas tabelas dos resultados, sendo utilizados ANOVA (não declarado o valor de significância estatística), Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Spearman (todos com significância de 5%) |
- 142 pacientes; - Idades entre 2 e 16 anos (média: 7,2); - 92 do sexo masculino e 50 do feminino; - Grupos de estudo subdivididos em três: 1) Rinite alérgica (n = 51); 2) Hipertrofia de tonsila faríngea isolada (n = 25) e 3) Hipertrofia de tonsilas (n = 66) |
- Ronco, apneia, agitação noturna, bruxismo e enurese foram mais frequentes no grupo com hiperplasia de tonsilas; - Déficit de atenção e mau desempenho escolar foram mais prevalentes no grupo com hipertrofia de tonsilas |
A investigação da apneia do sono na criança respiradora oral é fundamental, assim como a determinação do fator etiológico da alteração do modo respiratório |
Vera et al. (2006),1616. Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Transtornos de aprendizagem e presenc¸a de respiração oral em indivíduos com diagnóstico de transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Rev Cefac. 2006;8:441-55, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/S1516-1846200600...
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil |
- Levantamento de 77 prontuários de sujeitos com diagnóstico de Transtornos de Aprendizagem efetuados por equipe multidisciplinar; - Aplicado questionário tendo-se como base os critérios do DSM-IV para classificação dos subtipos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); - Avaliação da respiração: entrevista dirigida com os familiares e avaliação clínica do paciente, observando-se a respiração entre demais aspectos como postura corporal, análise das estruturas e demais funções do sistema estomatognático; e - Análise estatística: Teste de Igualdade de Duas Proporções, ANOVA, Técnica de Intervalo de Confiança para Proporção e Média (significância ≤ 5%) |
- 77 sujeitos do Serviço Ambulatorial de Neurodificuldades com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade pela equipe multidisciplinar; - Idades entre 7 e 17 anos (média: não citada), sendo 63 do sexo masculino (81,8%) e 14 do feminino (18,2%); - Maioria frequentadora de ensino público (64-83%); - Repetências (39%), queixas escolares (87%) e respiratórias (51%) |
- Houve prevalência de TDAH no gênero masculino, faixa etária entre 7 e 11 anos e Ensino Fundamental escolar; - Observou-se alta ocorrência de transtorno de aprendizagem (62,3%) com queixa de dificuldade escolar (87%); - Houve significância estatística para presença de transtorno de aprendizagem, dificuldade escolar e nenhuma repetência (61%); - Houve alta ocorrência de modo respiratório alterado (71,4%), que em associação ao transtorno de atenção a ocorrência foi em 41,6% da amostra; - Houve predominância de transtorno de atenção e respiração oronasal para gêneros e tipos de TDAH |
Houve associação entre TDAH, baixo rendimento escolar e o modo respiratório alterado em crianças e adolescentes devido à alta presença de comorbidade com os Transtornos de Aprendizagem, independente do gênero, idade ou diagnóstico de TDAH |
Uema et al. (2007),1717. Uema SFH, Pignatari SSN, Fujita RR, Moreira GA, Pradella-Hallinan M, Weckx L. Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianc¸as com distúrbios obstrutivos do sono. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73:315-20, http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/S0034-7299200700...
São Paulo, São Paulo, Brasil |
- Entrevista; - Exame físico geral; - Avaliação otorrinolaringológica: exame clínico e instrumental (nasofibrolaringoscopia e polissonografia); - Testes: de aprendizagem (Rey) e cognitivos (WISC-III, de cancelamento de símbolos e letras (de Mesulam, já validado no Brasil), sendo que este último envolve o reconhecimento gráfico de letras); e - Análise estatística: Kruskal-Wallis, adotando-se significância de 5% |
- 81 crianças; - Idades entre 6 e 12 anos (não foi declarada a média); - 41 do sexo masculino e 36 do feminino (4 sujeitos não citados), divididos em três grupos: um controle (20), um com síndrome da apneia obstrutiva do sono (24) e outro com ronco primário (37) |
- Prova de aprendizagem (Teste de Rey) demonstrou piores resultados na memória imediata e no nível atencional nos pacientes com distúrbios obstrutivos do sono |
Crianças respiradoras orais com distúrbios obstrutivos do sono apresentaram pior desempenho no teste de aprendizagem do que o grupo controle |
Petry et al. (2008),1818. Petry C, Pereira MU, Pitrez P, Jones MH, Stein RT. Prevalência de sintomas de distúrbios respiratórios do sono em esco-lares brasileiros. J Pediatr. 2008;84:123-9, http://dx.doi.org/10.1590/S0021 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/S0021...
Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil |
- Uso de questionários sobre os sintomas de distúrbio respiratório do sono; asma (da base de dados do International Study of Asthma and Allergies in Childhood), os aspectos educacionais e socioeconômicos; - Testes cutâneos com alérgenos ambientais comuns no ano de 2004; e - Análise estatística: teste do Qui-quadrado e o de regressão logística multivariada, com nível de significância de 5% |
- 1.011 escolares de escola púbica; - Idade entre 9 e 14 anos (média: 11,2); - 507 do sexo masculino e 504 do feminino; - Queixa de mau desempenho escolar: 8 (0,8%) |
- Presença de ronco habitual: 27,6%; - Presença de respiração oral diurna: 15%; - Presença de sonolência diurna excessiva: 7,8%; - Escolares com respiração oral apresentaram um risco 13× maior de manifestarem sintomas de sonolência excessiva diurna em relação aos controles |
- Grande prevalência de distúrbios respiratórios - As crianças com sonolência diurna excessiva parecem ter quase 10× mais risco de problemas de aprendizado que aquelas que não a apresentam |
Kajihara e Nishimura (2012),1919. Kajihara OT, Nishimura CM. Respiração oral: um fator que pode prejudicar a aprendizagem da matemática. Rev Série-Estudos. 2012;33:101-18. Available from: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/78/173 [cited 15.07.15]. http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.p...
Maringá, Paraná, Brasil |
- Avaliação otorrinolaringológica a partir da análise de fichas médicas; - Análise dos sinais e sintomas da respiração oral, por meio de entrevista; - Resolução de operações e problemas matemáticos (não validado); e - Análise estatística: Modelo de Regressão Logística Simples e Cálculo do Odds Ratio (intervalo de confiança de 95%) |
- 63 escolares (30 respiradores orais e 33 nasais); - Respiradores orais com diagnóstico de rinite alérgica e hipertrofia de tonsila faríngea; - Idades entre 8 e 10 anos (não foi citada a média); - Não citaram a distribuição do grupo amostral quanto ao sexo; - Entre a terceira e a quarta série do Ensino Fundamental de escolas públicas |
Erros matemáticos: - do grupo respirador oral: 334 (65,49%); - do controle: 173 (30,84%) Pela Regressão Logística Simples os respiradores orais apresentaram chances maiores de dificuldades, quando comparados ao controle, nas tarefas de: 1) operações matemáticas (4 vezes), principalmente envolvendo os erros de atenção (4×), de algoritmo (4×) e combinados (18×); 2) resoluções de problemas matemáticos (8×), com chances de erros de atenção (10×) e de interpretação de problemas (9×) |
O modo respiratório oral prejudica o aprendizado da matemática |
Fensterseifer et al. (2013),2020. Fensterseifer GS, Carpes O, Weckx LLM, Martha VF. Respiração bucal em crianc¸as com dificuldade de aprendizado. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79:620-4, http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130111 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil |
- Avaliação clínica neuropediátrica, psicológica e social; - Avaliação clínica otorrinolaringológica, instrumental e de imagem (oroscopia, rinoscopia anterior, Rx de cavum e ecorrinometria); - Dificuldade de aprendizagem definida pelo histórico de, no mínimo, dois anos consecutivos de repetência escolar para o Grupo Experimental; e - Análise Estatística: teste de Mann-Whitney e teste t, com critério de significância p < 0,5 |
- 48 escolares; - Idades entre 8 e 12 anos (média: 9,1); - Grupo I - 24 escolares com dificuldades de aprendizagem; - Grupo II (Controle) - 24 escolares sem dificuldades de aprendizagem; - 18 (37,5%) do sexo feminino e 30 do masculino (62,5%); - Todos de escola pública |
A obstrução nasal apresentou tendência a ser maior no grupo com dificuldades de aprendizado Houve relação estatisticamente significante entre deficiência de aprendizado e hipertrofia de tonsilas faríngeas e palatinas |
Escolares com hipertrofia tonsilar, respiradores orais, possuem maiores dificuldades no aprendizado quando comparadas com crianças sem hipertrofia |
Perilo et al. (2013),2121. Perilo TVC, Freitas CS, Cardoso NC, Motta AR, Alves LM. Habil-idades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias. Rev Cefac. 2013;15:579-91, http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000065 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/S1516-1846201200...
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil |
- Questionário de Avaliação das Características Respiratórias; - Observação da posição habitual dos lábios, mediante observação da criança por 5 minutos (por dois avaliadores); - Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas - versão coletiva, adaptação brasileira: reconhecimento do alfabeto em sequencia, cópia de formas, escrita sob ditado, aritmética e memória de curta duração; e - Análise Estatística: Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com valor de p < 0,01 para as correlações estatisticamente significantes |
- 131 escolares (66 da 4ª série e 65 da 3ª série do ensino fundamental); - Ambos os sexos (não foi citada a distribuição); - Idades entre 9 e 10 anos (média não citada); - Todos provenientes de escola pública municipal |
Não foi encontrada relação significante entre o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas e a presença de características respiratórias alteradas nos escolares da amostra |
Não houve relação entre respiração oral e distúrbio de aprendizagem |
Kuroishi et al. (2015),2222. Kuroishi RCS, Garcia RB, Valra FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianc¸as com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. São Paulo Med J. 2015;133:78-83, http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011 [cited 15.07.15]. https://doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7...
Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil |
- Entrevista clínica; - Audiometria tonal liminar; - Avaliação otorrinolaringológica por exame clínico e imagens (oroscopia, rinoscopia anterior e nasoendoscopia); - Teste de competência de leitura de sentenças, para avaliar a compreensão da leitura; Teste de Desempenho Escolar (subteste Aritmética); Teste Illinois de habilidades psicolinguísticas com adaptação brasileira (subteste de memória sequencial auditiva - repetição de números) e de repetição de pseudopalavras; e - Análise Estatística: Mann-Whitney, com significância de 5% |
- 55 escolares (42 respiradores orais e 11 nasais); - Sexo: 29 do feminino e 26 do masculino; - Foi realizado cálculo amostral (determinado mínimo de 13 participantes por grupo); - Idades entre 7 e 10 anos (média de idade: 8,7 anos para o grupo de respiradores orais e 8,4 para o controle); - Respiradores orais com uma ou mais das seguintes características: obstrução ou irritação nasal (> 3 meses), hipertrofias (tonsilares ou de corneto inferior) e desvio de septo; - Escolaridade: 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas |
Escolares com respiração oral tiveram desempenho significativamente inferior aos dos respiradores nasais em compreensão de leitura, aritmética e memória operacional para pseudopalavras, mas não para números |
Os respiradores orais apresentaram piores resultados para as provas de leitura, escrita, habilidades matemáticas e memória de pseudopalavras |