Acessibilidade / Reportar erro

A influência de fatores de crescimento na cicatrização de feridas cutâneas de ratas

Resumo

Introdução:

A cicatrização é um processo de restauração da integridade física das estruturas do corpo. É um processo dinâmico, complexo, multicelular que envolve matriz extracelular, citosinas, células sanguíneas e fatores de crescimento. Os fatores de crescimento são proteínas que estimulam e ativam a proliferação celular mediante a ativação da angiogênese, mitogênese, transcrição genética, acelerando o processo de cicatrização.

Objetivo:

Avaliar a influência dos fatores de crescimento no processo cicatricial de feridas realizadas no dorso de ratas em comparação com a ferida, controle através da macro e microscopia.

Método:

Foram utilizadas 45 ratas Wistar, submetidas à criação de três feridas no dorso. A primeira controle a segunda com injeção de fator de crescimento epitelial e a terceira com fator misto. As avaliações macroscópicas e microscópicas foram realizadas no 3º, no 7º e no 15º dia do experimento. Para análise microscópica, utilizou-se coloração de Hematoxilina-Eosina para avaliar o processo inflamatório; vimentina, para a avaliação dos vasos e fibroblastos, e Sirius Red, para avaliar o colágeno.

Resultados:

Na avaliação macroscópica, o uso de fatores de crescimento proporcionou cicatrização mais rápida e diminuição do tecido de granulação no 7º e 15º dia (80,31% de redução na ferida controle vs. 83,24% na ferida epitelial vs. 100% na ferida mista). Na microscopia, nos três momentos do experimento, não foram encontradas diferenças significativas entre as três feridas; entretanto, quando comparados os dias de morte em relação a cada tipo de ferida, observou-se resultado favorável para as feridas epiteliais e mistas (entre 3º × 15º dia apresentou p < 0,001 e na comparação entre 7º × 15º dias; p = 0,002 e p = 0,001 para as feridas epiteliais e mistas) com maior número de fibroblasto, angiogênese e colágeno tipo 1.

Conclusão:

A utilização de fatores de crescimento acelera a cicatrização, estimula maior atividade angiogênica, acelera a fibroplasia e maturação do colágeno.

PALAVRAS-CHAVE:
FERIDAS EM RATAS; FATOR DE CRESCIMENTO; CICATRIZAÇÃO

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br