Acessibilidade / Reportar erro

Fatores preditivos de metástases cervicais ocultas em pacientes com carcinoma epidermóide de boca

Resumo

Introdução:

Já é bem estabelecido que a metástase oculta em linfonodo cervical é o fator prognóstico mais importante em pacientes com Carcinoma epidermóide de boca (CEB) do trato aerodigestivo superior. Há anos pesquisadores tentam definir parâmetros e classificações que poderiam separar os pacientes em grupos de baixo, médio e alto risco.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi determinar possíveis fatores preditivos relacionados com a ocorrência de metástase oculta em linfonodo cervical, por meio da análise de laudos histopatológicos de espécimes cirúrgicos obtidos após ressecção de CEB e dissecções seletivas do pescoço em pacientes inicialmente classificados como N0.

Método:

Este foi um estudo primário, retrospectivo, observacional e de caso-controle. Laudos histopatológicos foram revisados para determinar se alguns resultados estavam relacionados com a ocorrência de metástases em linfonodos oculto. Os eventos analisados foram: subsítios dentro da cavidade oral, estágio-pT, infiltração muscular, desmoplasia, embolia vascular, infiltração perineural, espessura do tumor e margens comprometidas.

Resultados:

Metástases cervicais ocultas foram responsáveis por 19,10% dos casos. Desmoplasia, infiltração perineural, espessura do tumor e estágio pT4a foram fatores preditivos de metástase cervical oculta (p = 0,0488, 0,0326, 0,0395, 0,0488, respectivamente).

Conclusão:

A definição precisa dos fatores preditivos de metástase cervical oculta pode orientar a seleção de pacientes que devem ser submetidos a radioterapia, evitando a exposição desnecessária dos pacientes de baixo risco à radiação, e melhorar o controle regional da doença em pessoas de risco moderado ou alto.

PALAVRAS-CHAVE:
NEOPLASIAS DE CABEÇA E PESCOÇO; NEOPLASIAS ORAIS; RESULTADOS DE SOBREVIDA; METÁSTASE LINFÁTICA; PROGNÓSTICO; CARCINOMA ESPINOCELULAR

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br