SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue6Refractory episodic vertigo: role of intratympanic gentamicin and vestibular evoked myogenic potentials,Quality of life impairment in patients with head and neck cancer and their caregivers: a comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694On-line version ISSN 1808-8686

Abstract

FERNANDES, Pedro Henrique; MATSUMOTO, Fausto; SOLE, Dirceu  and  WANDALSEN, Gustavo Falbo. Tradução para o português e validação do questionário de controle da rinite Rhinitis Control Assessment Test (RCAT). Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2016, vol.82, n.6, pp.674-679. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.12.011.

Introdução:

O Rhinitis Control Assessment Test (RCAT) é um questionário simples e autoaplicável desenvolvido para avaliar o controle da rinite.

Objetivos:

Traduzir para o Português validar o RCAT.

Método:

A tradução do RCAT foi feita por dois tradutores com posterior versão para a Língua Inglesa. O RCAT foi então aplicado de forma transversal a 141 adolescentes com rinite alérgica.

Resultados:

A consistência interna do RCAT foi 0,73. As notas totais do questionário se correlacionaram significantemente com os escores de sintomas nasais e extra-nasais e pico de fluxo inspiratório nasal (r: -0,73, -0,58 e 0,52, respectivamente; p < 0,001) e foram significantemente diferentes quando separadas pela opinião médica sobre o controle da rinite e pela gravidade dos sintomas nasais. Os pontos de corte entre 22 e 24 foram os com maiores áreas sob a curva ROC para definição do controle da rinite. Os escores de sintomas nasais e extra-nasais foram significantemente diferentes quando os pacientes foram separados pelo ponto de corte de 22 (medianas de 4,0 vs. 8,0 e 2,0 vs. 5,0; p < 0,001).

Conclusões:

A versão em Português do RCAT se mostrou uma ferramenta válida e com bom poder discriminativo para separar pacientes com rinite alérgica controlada e não controlada.

Keywords : Rinite alérgica; Questionários; Controle; Estudos de validação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )