Acessibilidade / Reportar erro

Valor diagnóstico da repetição das manobras de Dix-Hallpike e roll-test na vertigemposicional paroxística benigna Como citar este artigo: Evren C, Demirbilek N, Elbistanlı MS, Köktürk F, Çelik M. Diagnostic value of repeated Dix-Hallpike and roll maneuvers in benign paroxysmal positional vertigo. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:243-8.

Resumo

Introdução:

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é a disfunção vestibular periférica mais comum. As manobras de Dix-Hallpike e roll-test são usadas para diagnosticar a VPPB.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar o valor diagnóstico da repetição das manobras de Dix-Hallpike e roll-test na VPPB.

Método:

Manobras de Dix-Hallpike e Roll-test foram realizadas nos pacientes que foram internados com história de vertigem periférica e eram adequados aos nossos critérios. O presente estudo contou com 207 pacientes na faixa etária de 16-70 anos (52,67 ± 10,67). Fizemos uma vez mais as mesmas manobras sequencialmente nos pacientes com resultados negativos. Detectamos os pacientes que tiveram resultados negativos na primeira manobra e que posteriormente desenvolveram sintomas e nistagmo. Avaliamos o sucesso pós-tratamento e a satisfação do paciente mediante o Inventário da Deficiência Física na Vertigem (Dizziness Handicap Inventory - DHI) na primeira admissão e duas semanas após o tratamento em todos os pacientes com VPPB.

Resultados:

De 207 pacientes, 139 foram diagnosticados na primeira manobra. Diagnosticamos mais 28 pacientes nas manobras feitas consecutivamente. Os 40 pacientes restantes foram encaminhados para exames de imagem. Houve diferença significativa entre os escores do DHI pré- e pós-tratamento nos pacientes com VPPB (p < 0,001).

Conclusão:

A realização das manobras diagnósticas apenas mais uma vez nos pacientes com vertigem na primeira avaliação clínica aumentou o sucesso do diagnóstico em VPPB. As manobras de reposicionamento canalicular são métodos eficazes e satisfatórios de tratamento na VPPB.

PALAVRAS-CHAVE
Manobra de Dix-Hallpike; Repetição; Vertigem

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br