SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.83 issue3Postoperative otorhinolaryngologic complications in transnasal endoscopic surgery to access the skull base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694On-line version ISSN 1808-8686

Abstract

SELLA, Guilherme Constante Preis; TAMASHIRO, Edwin; ANSELMO-LIMA, Wilma Terezinha  and  VALERA, Fabiana Cardoso Pereira. Relação entre rinossinusite crônica e refluxo gastroesofágico em adultos: revisão sistemática. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2017, vol.83, n.3, pp.356-363. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2016.05.012.

Introdução:

A relação entre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e a Rinossinusite Crônica (RSC) ainda é tema de controvérsia em literatura.

Objetivo:

Revisão sistemática sobre a associação entre essas duas doenças em pacientes adultos.

Método:

Revisão sistemática no Pubmed e Cochrane Database com os artigos publicados entre 1951 e 2015. Foram incluídos todos os artigos que estudassem especificamente a relação entre RSC e DRGE.

Resultados:

Dos 436 artigos encontrados, apenas 12 satisfaziam os critérios de inclusão. Oito artigos transversais sugerem relação da RSC com a DRGE, especialmente sobre a RSC refratária a tratamento clínico ou cirúrgico prévio. No entanto, os grupos são pequenos e as metodologias são muito diferentes. Outros quatro estudos longitudinais avaliaram o efeito do tratamento com Inibidores de Bomba de Prótons (IBP) sobre a melhora a dos sintomas de RSC, porém os resultados foram discordantes.

Conclusões:

Parece haver relação de prevalência de refluxo e RSC de difícil controle. Ainda faltam estudos controlados com um número expressivo de pacientes para que se confirme essa hipótese. São escassos os estudos que avaliem especificamente o impacto do tratamento de refluxo na melhora dos sintomas em pacientes com RSC.

Keywords : Rinossinusite; Refluxo laringofaríngeo; Doença do refluxo gastroesofágico; pHmetria; Inibidor de bomba de prótons.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )