Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho da percepção de fala no ruído em indivíduos com diabetes mellitus tipo I Como citar este artigo: Silva BC, Mantello EB, Freitas MC, Foss MC, Isaac ML, Anastasio AR. Speech perception performance in subjects with type I diabetes mellitus of noise. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:574-9.

Resumo

Introdução:

O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico crônico de várias origens, que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou quando o organismo não consegue responder a esse hormônio de maneira eficiente.

Objetivo:

Avaliar o reconhecimento de fala em indivíduos com diabetes mellitus tipo I (DMI) no silêncio e no ruído competitivo.

Método:

Estudo descritivo, observacional e transversal. Foram incluídos 40 participantes de ambos os sexos entre 18 e 30 anos, divididos em um grupo controle (GC) de 20 indivíduos saudáveis sem queixas ou alterações auditivas, pareados por idade e sexo com o grupo de estudo, composto por 20 indivíduos com diagnóstico de DMI. Inicialmente aplicou-se uma avaliação audiológica (audiometria tonal, logoaudiometria e imitanciometria) para todos os indivíduos; a seguir, os mesmos foram avaliados para o Limiar de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS) e Limiar de Reconhecimento de Sentenças no Ruído (LRSR), em campo livre, por meio do teste Lista de Sentenças em Português.

Resultados:

Todos os participantes apresentaram audiometria tonal dentro dos padrões de normalidade bilateralmente, logoaudiometria compatível e curva timpanométrica do tipo A. A comparação dos grupos revelou uma diferença estatisticamente significante para LRSS (p = 0,0001), LRSR (p < 0,0001) e a relação sinal-ruído (p < 0,0001).

Conclusões

O desempenho dos indivíduos com DMI para LRSS e LRSR foi pior em comparação com os indivíduos sem diabetes.

Palavras chave
Diabetes mellitus tipo I; Percepção de fala; Audição; Percepção auditiva

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br