SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.85 número3Preservação da audição residual após cirurgia de implante coclear: avaliação da função auditiva residual em um grupo de receptores em unidades de implante coclearRouquidão, desconforto do trato vocal e fatores de risco associados em controladores de tráfego aéreo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694versão On-line ISSN 1808-8686

Resumo

CARVALHO, Nádia Giulian de; UBIALI, Thalita; AMARAL, Maria Isabel Ramos do  e  COLELLA-SANTOS, Maria Francisca. Procedimentos de triagem do processamento auditivo central em escolares. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2019, vol.85, n.3, pp.319-328.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 1808-8694.  http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.02.004.

Introdução:

A triagem do processamento auditivo central em escolares tem suscitado discussões na literatura, tanto em relação ao protocolo a ser usado quanto à importância de ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde auditiva. Um desafio na audiologia é definir procedimentos eficazes na triagem do processamento auditivo central.

Objetivo:

Analisar as pesquisas científicas que aplicaram triagem do processamento auditivo central e discutir a eficácia dos procedimentos usados.

Método:

Foi feita busca nas bases de dados SciELO e PUBMed por duas pesquisadoras. Os descritores usados em português e inglês foram: processamento auditivo, triagem, audição, percepção auditiva, crianças, testes auditivos. Critérios de inclusão: artigos originais que envolveram escolares, triagem auditiva das habilidades auditivas centrais e artigos em português ou inglês. Critérios de exclusão: pesquisas com a população adulta e/ou neonatal, apenas triagem auditiva periférica e artigos duplicados. Após aplicação dos critérios descritos foram incluídos 11 artigos.

Resultados:

No âmbito internacional, os métodos de triagem do processamento auditivo central foram o uso do Screening Test for Auditory Processing Disorder e sua versão revisada, Screening Test for Auditory Processing, os checklists Scale of Auditory Behaviors e Children's Auditory Performance Scale e o Feather Squadron. No cenário brasileiro, os procedimentos foram a avaliação simplificada do processamento auditivo e a bateria de Zaidan.

Conclusão:

No âmbito internacional, as baterias Screening Test for Auditory Processing e Feather Squadron se destacam pela avaliação mais completa das habilidades auditivas. Em âmbito nacional, há escassez de estudos que usem métodos que avaliem mais de quatro habilidades, com normatização para a faixa etária. A aplicação da avaliação simplificada do processamento auditivo e questionários pode se complementar na busca de uma opção de fácil acesso e baixo custo na triagem auditiva escolar brasileira. Devem ser propostas ferramentas interativas, que possibilite triar o maior número possível de habilidades auditivas, validada por meio da comparação com a bateria de testes usados no diagnóstico.

Palavras-chave : Audição; Testes auditivos; Percepção auditiva; Criança; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )