SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Reeducação postural global e alongamento estático segmentar na melhora da flexibilidade, força muscular e amplitude de movimento: um estudo comparativoEfeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

MELZER, Adriana Cristina de Souza. Fatores de risco físicos e organizacionais associados a distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho na indústria têxtil. Fisioter. Pesqui. [online]. 2008, vol.15, n.1, pp. 19-25. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502008000100004.

Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) atingem trabalhadores de diversas ocupações e constituem um dos maiores problemas de saúde em muitos países. Este estudo foi realizado em dois setores de fiação de uma mesma indústria têxtil, sendo um deles tecnologicamente mais moderno. Os objetivos foram identificar os fatores de risco físicos e organizacionais associados aos DORT nos dois setores e determinar a prevalência de sintomas de dor entre esses trabalhadores. Tendo como referencial a análise ergonômica, foram observadas as atividades de trabalho de 12 indivíduos; e 50 trabalhadores responderam a um questionário. Os fatores de risco físico identificados foram os seguintes: posturas inadequadas de ombro, trabalho na posição em pé, repetitividade de movimentos e aspectos ambientais desfavoráveis. Os fatores organizacionais identificados foram: ritmo intenso de trabalho, fragmentação e invariabilidade das tarefas, inexistência de pausas e impossibilidade de comunicação com os colegas. Foi encontrada prevalência de 60% e 76% de dor nos dois setores estudados, respectivamente. As conclusões mostram que investimentos em tecnologia que não acompanham mudanças na organização e nas condições de trabalho resultam na manutenção ou no agravamento das situações de risco reconhecidamente associadas aos DORT.

Palavras-chave : Engenharia humana; Indústria têxtil; Fatores de risco; Transtornos traumáticos cumulativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português