SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Effect of different stretching durations on posterior thigh muscle flexibilityFunctional performance of children with myelomeningocele author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

BENVINDO, Rogério Gubert; BRAUN, Graziela; CARVALHO, Alberito Rodrigo de  and  BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor. Efeitos da terapia fotodinâmica e de uma única aplicação de laser de baixa potência em bactérias in vitro. Fisioter. Pesqui. [online]. 2008, vol.15, n.1, pp. 53-57. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502008000100009.

O laser de baixa potência vem sendo usado para acelerar a cicatrização em úlceras de pressão devido a seus efeitos cicatrizante, antiinflamatório, antiedematoso e analgésico. No entanto, não há consenso quanto a seu efeito em úlceras infectadas. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito bactericida da laserterapia e da terapia fotodinâmica (TFD) com laser de baixa potência, InGaP, 670 nm, em doses de 2, 4 e 6 J/cm2, em bactérias gram-positivas e gram-negativas in vitro. Foram preparadas 32 placas de Petri com bactérias, 16 com Pseudomonas aeruginosa e 16 com Staphilococcus aureus. Aleatoriamente dividiu-se cada grupo em oito subgrupos (duas placas cada): três subgrupos tratados só com laserterapia, em doses de 2 J/cm2, 4 J/cm2 e 6 J/cm2; três subgrupos tratados com TFD, em doses de 2 J/cm2, 4 J/cm2 e 6 J/cm2; um tratado apenas com fotossensibilizante (azul de metileno a 0,1 µg/ml); e um subgrupo não tratado (controle). Os subgrupos laser e TFD foram irradiados uma única vez e incubados por 24 horas. Os outros dois subgrupos não receberam irradiação. As culturas foram analisadas visualmente para verificação ou não do halo de inibição. Em todos os subgrupos, de ambas as bactérias, não foi observado qualquer halo de inibição nem de crescimento. Conclui-se que a terapia a laser e a fotodinâmica de baixa potência (InGaP, 670 nm) não produziram efeitos bactericidas e/ou bacteriostáticos, tampouco tendo havido efeito bioestimulante sobre as bactérias.

Keywords : Bactérias [efeitos de radiação]; Fotoquimioterapia [utilização]; Terapia a laser de baixa intensidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese