SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Comportamento quimiometabólico do músculo sóleo na fase aguda da imobilização articularFatores de risco para linfedema após câncer de mama: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

FRANCA, Fábio Jorge Renovato; BURKE, Thomaz Nogueira; CLARET, Daniel Cristiano  e  MARQUES, Amélia Pasqual. Estabilização segmentar da coluna lombar nas lombalgias: uma revisão bibliográfica e um programa de exercícios. Fisioter. Pesqui. [online]. 2008, vol.15, n.2, pp. 200-206. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502008000200015.

No tratamento de lombalgias, exercícios tradicionais de fortalecimento dos músculos abdominais e extensores do tronco têm sido alvo de críticas por submeter a coluna vertebral a altas cargas de trabalho, aumentando o risco de nova lesão. Estudos recentes comprovam a eficácia da estabilização segmentar como tratamento para a lombalgia, sendo menos lesiva por ser realizada em posição neutra. Pesquisas sugerem que, sem a ativação correta dos estabilizadores profundos do tronco, as recidivas do quadro álgico são notadas com muita freqüência. Este estudo procedeu à revisão da literatura sobre o tratamento das lombalgias mediante estabilização da coluna e propõe exercícios para seu tratamento baseados na estabilização segmentar lombar. Na base PubMed, por meio dos descritores estabilização lombar, multífido lombar, transverso do abdome e os equivalentes em inglês, foram selecionados 47 artigos e livros publicados entre 1984 e 2006. A literatura estabelece um elo entre lombalgia e escasso controle dos músculos profundos do tronco, em especial o multífido lombar e o transverso do abdome; estudos também indicam os músculos quadrado lombar e diafragma como estabilizadores lombares. Propõem-se assim exercícios de contrações isométricas sincronizadas, sutis e específicas, que atuam diretamente no alívio da dor por meio do aumento da estabilidade do segmento vertebral.

Palavras-chave : Dor lombar [reabilitação]; Terapia por exercício; Multífido lombar; Transverso do abdome; Revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português