SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Reproducibility of functional tests in peripheral arterial diseas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

OLIVEIRA, Anamaria Siriani de et al. Influência da posição do braço na relação EMG-força em músculos do braço. Fisioter. Pesqui. [online]. 2008, vol.15, n.3, pp.222-227. ISSN 1809-2950.  https://doi.org/10.1590/S1809-29502008000300002.

A relação entre a amplitude do sinal eletromiográfico e a força muscular (EMG-força) tem sido tomada como medida indireta da força muscular. Este estudo, em 18 voluntárias saudáveis e destras, visou avaliar a influência da posição do braço na relação EMG-força em músculos do braço em três tarefas - flexão do braço (FB), abdução do braço (AB) e neutra do braço (NB) - enquanto se tomavam ambas as medidas: uma célula de carga foi acoplada ao conversor do eletromiógrafo para registrar simultaneamente força e sinal eletromiográfico. Foram analisados os sinais dos músculos bíceps braquial, braquiorradial e tríceps braquial, e estimada a força de flexão e de extensão do braço nas diferentes tarefas. A relação entre esses conjuntos de valores foi analisada estatisticamente, verificando se havia correlação entre força e sinal eletromiográfico. Os resultados mostraram não haver tal correlação nas tarefas avaliadas. A posição do braço não influenciou a relação EMG-força dos músculos avaliados, com exceção do tríceps braquial, cuja atividade eletromiográfica foi maior durante a tarefa NB. Conclui-se que, em isometria, as tarefas podem ser empregadas para ativar o bíceps braquial e o braquiorradial; a tarefa NB é a mais indicada para ativar o tríceps braquial.

Keywords : Braço; Eletromiografia; Força muscular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License