Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Fisioterapia e Pesquisa
Print version ISSN 1809-2950
Abstract
REBOLHO, Marilia Christina Tenorio; CASAROTTO, Raquel Aparecida and JOAO, Silvia Maria Amado. Estratégias para ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus experiência prática. Fisioter. Pesqui. [online]. 2009, vol.16, n.1, pp.46-51. ISSN 1809-2950. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502009000100009.
Este estudo experimental verificou os efeitos de um programa de educação postural comparando duas estratégias de ensino, a utilização de uma história em quadrinhos (HQ) e a experiência prática de posturas corretas e incorretas (EP). O programa de educação postural foi aplicado em três encontros com escolares das 2ª e 3ª séries, com idades entre 7 e 11 anos; 40 meninas e 40 meninos foram divididos igualmente em dois grupos, cada um submetido a uma estratégia de ensino: GHQ e GEP. O conhecimento dos hábitos posturais foi verificado por meio de questionários aplicados antes e após 6 meses do término das sessões. Foram ensinadas as posturas corretas em pé, sentado, de transportar mochilas, de abaixar, de mudar objetos de lugar e jeito de dormir. Os resultados do estudo indicaram que, para todas as variáveis estudadas houve aumento significativo no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os grupos, e que não houve diferença significativa entre as duas estratégias educativas. Não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em crianças de ambos os sexos submetidas às duas metodologias de ensino.
Keywords : Criança; Educação em saúde; Hábitos; Postura; Prevenção primária.