SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The impact of cognitive, functional, and mobility decline of elderly with Alzheimer disease on their caregivers' burdenAssessment of reciprocal inhibition in humans during isometric contractions of the tibialis anterior and soleus muscles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

TOLEDO, Joelly Mahnic de; RIBEIRO, Daniel Cury  and  LOSS, Jefferson Fagundes. Análise por dinâmica inversa, um complemento da avaliação fisioterapêutica do ombro. Fisioter. Pesqui. [online]. 2009, vol.16, n.3, pp. 252-257. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502009000300011.

O objetivo do estudo é caracterizar as forças em atuação na articulação do ombro durante o movimento de elevação do membro superior no plano escapular por meio do método de dinâmica inversa, aqui sugerido como um meio complementar da avaliação fisioterapêutica. Esse método permite determinar os picos de momento proximal resultante (MPR) e da força proximal resultante (FPR) do ombro durante o movimento, possibilitando assim a avaliação objetiva das cargas impostas à articulação. Participaram do estudo 21 indivíduos do sexo masculino, cuja movimentação do ombro foi analisada por videogrametria em três diferentes situações de carga: sem carga, com peso livre e com resistência elástica. Um modelo matemático tridimensional foi utilizado para o cálculo do MPR e da FPR, permitindo caracterizar a evolução dessas variáveis ao longo da elevação do membro superior nas três situações de carga nos eixos póstero-anterior, caudal-cranial e médio-lateral, determinando seus respectivos picos. O método da dinâmica inversa revelou-se capaz de fornecer informações objetivas sobre as cargas impostas à articulação do ombro nas diversas amplitudes e situações de carga do movimento estudado, podendo tais informações servir como uma base concreta no planejamento de um programa de reabilitação do ombro.

Keywords : Articulação do ombro; Avaliação; Biomecânica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese