SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Influência da fisioterapia aquática no controle de tronco na síndrome de pusher: estudo de casoEfetividade de intervenções fisioterapêuticas para o vaginismo: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

BERTOLI, Patrícia Ribeiro et al. Efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea no tratamento da dor no ombro de pacientes com doença renal crônica: relato de casos. Fisioter. Pesqui. [online]. 2009, vol.16, n.3, pp. 274-278. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502009000300015.

A doença renal crônica (DRC) pode causar muitas complicações clínicas associadas ao tempo de diálise. A amiloidose é uma dessas complicações e pode levar à dor no ombro, comum em pacientes com DRC. Só foram encontrados na literatura relatos de tratamento cirúrgico e/ou medicamentoso para esse tipo de dor. O objetivo aqui foi avaliar o benefício da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no tratamento da dor no ombro devida à amiloidose em pacientes com DRC. Duas pacientes foram avaliadas quatro vezes num período de três meses. Na avaliação inicial as pacientes foram orientadas e receberam um aparelho de TENS para uso domiciliar (10Hz, 150 µs, duas vezes por dia, por 40 minutos) durante três meses. A dor foi avaliada utilizando-se uma escala visual analógica e o questionário de dor de Wisconsin. Os resultados mostram que o tratamento com TENS reduziu a dor no ombro em ambas as pacientes. O tratamento com a TENS pode pois ser eficaz em reduzir a dor no ombro em pacientes com DRC.

Palavras-chave : Amiloidose; Dor de ombro; Insuficiência renal crônica; Terapia por estimulação elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português