SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Effectiveness of aromatherapy in reducing stress and anxiety levels in undergraduate health science students: a preliminary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

CARVALHO, Alberito Rodrigo de et al. Concordância inter-observador em testes de avaliação proprioceptiva do joelho por goniometria. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.1, pp. 7-12. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000100002.

O propósito deste foi determinar o grau de concordância inter-avaliador de dois testes que mensuram a propriocepção do joelho por meio da goniometria, em uma amostra de universitárias (n=13; 23,8±6,4 anos). Mensurou-se a acurácia proprioceptiva pelos testes de percepção do limiar de movimento passivo lento (T1), movendo-se passivamente a perna até o ângulo alvo; e pelo teste de senso de posição articular (T2), solicitando-se movimento ativo até o ângulo alvo, previamente atingido passivamente. Os ângulos alvos foram sorteados e as medições feitas simultaneamente, de forma cega, por dois avaliadores, por meio de dois goniômetros idênticos posicionados nas faces medial e lateral do joelho. As participantes sinalizavam ao atingir o ângulo alvo, registrando-se, por ambos os avaliadores, os valores angulares efetivamente alcançados. A diferença (em números absolutos) entre o ângulo alvo e aquele alcançado foi considerada o "valor de erro", que reflete a acuidade proprioceptiva. Determinou-se a concordância inter-avaliador pelo teste de concordância de Kappa; os valores encontrados (T1, Kappa=0,55; T2, Kappa=0,58) mostram concordância moderada. Como a concordância inter-avaliador nos dois testes foi moderada, conclui-se que a goniometria é limitada, na avaliação proprioceptiva de movimento do joelho.

Keywords : Articulação do joelho; Artrometria articular; Cinestesia; Propriocepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese