SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Pulmonary rehabilitation in intensive care unit: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

MOREIRA, Tarcísio Santos; SABINO, George Schayer  and  RESENDE, Marcos Antônio de. Instrumentos clínicos de avaliação funcional do tornozelo: revisão sistemática. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.1, pp. 88-93. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000100016.

A entorse lateral do tornozelo é umas das lesões mais comuns em atletas e adultos fisicamente ativos. A utilização de instrumentos de avaliação confiáveis e válidos é fundamental na determinação da intervenção terapêutica adequada e, portanto, do sucesso do tratamento. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento crítico, por meio de uma análise sistemática da literatura, dos instrumentos de medida adequados (questionários e escalas funcionais) disponíveis para a avaliação dos indivíduos que sofreram entorse lateral do tornozelo. Após busca nos bancos de dados Medline e Scielo foram incluídos 11 questionários para avaliação funcional do tornozelo. A escala funcional de extremidade inferior LEFS (Lower extremity functional scale) e a medida funcional de pé e tornozelo FAAM (Foot and ankle ability measure) foram as que apresentaram melhor qualidade metodológica, além de mais informações sobre suas propriedades de medida e suas aplicações práticas - mas não foram traduzidas para o português. Foram encontrados dois questionários traduzidos e adaptados para a população brasileira, o instrumento de instabilidade de tornozelo CAIT (Cumberland Ankle Instability Tool) e a escala de tornozelo e retropé AOFAS (American Orthopaedic Foot and Ankle Society - ankle-hindfoot scale). A AOFAS apresentou uma análise mais completa de suas propriedades, sendo portanto o instrumento mais recomendado para avaliação funcional do complexo pé-tornozelo atualmente no Brasil.

Keywords : Avaliação [métodos]; Entorses e distensões; Questionários [utilização]; Traumatismos do tornozelo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese