SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Força muscular respiratória e capacidade funcional em idosas hipertensas com sonolência diurna excessivaPosicionamento da pelve e lordose lombar em mulheres com incontinência urinária de esforço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

LUCENA, Neide Maria Gomes de et al. Relação entre perfil psicomotor e estilo de vida de crianças de escolas do município de João Pessoa, PB. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.2, pp. 124-129. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000200006.

O objetivo do estudo foi comparar o grau de desenvolvimento psicomotor e o estilo de vida de crianças matriculadas nas redes pública e privada de ensino do município de João Pessoa, PB. O estilo de vida foi estimado pelo desempenho de atividades escolares e não-escolares. Participaram do estudo 74 crianças de 9 a 12 anos (10,5±1,2 anos), 38 meninas e 36 meninos. Para avaliação, foi aplicada a bateria de testes psicomotores de Picq e Vayer e um formulário com questões sobre atividades desempenhadas na escola e fora dela. Os dados revelam que, das 74 crianças avaliadas, 63 (85%) apresentavam distúrbios no desenvolvimento psicomotor, com maior incidência nas escolas da rede pública. Dentre as atividades escolares, 35% das crianças com distúrbio psicomotor indicaram não fazer atividade alguma no recreio; das que apresentaram desenvolvimento típico, nenhuma disse não fazer atividade alguma e 36% indicaram fazer esporte (contra 5% daquelas com distúrbio); quanto às atividades não-escolares, televisão, jogos eletrônicos e internet foram apontadas como preferidas por 44,3% das crianças com distúrbio, e por nenhuma com desenvolvimento típico. A preferência das crianças que apresentaram distúrbio por atividades mais estáticas sugere associação entre estilo de vida e perfil psicomotor.

Palavras-chave : Criança [crescimento & desenvolvimento]; Desempenho psicomotor; Estilo de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português