SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Functional status of hemiparetic subjects submitted to group physical therapyFunctional performance of children with cerebral palsy undergoing multidisciplinary treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

CHACUR, Eduardo Paul et al. Avaliação antropométrica e do ângulo quadricipital na osteoartrite de joelho em mulheres obesas. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.3, pp. 220-224. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000300006.

A osteoartrite (OA) é uma doença articular degenerativa, caracterizada por processo inflamatório, dor e deformidades; um de seus fatores preditivos é a obesidade. O objetivo deste estudo foi verificar possíveis correlações entre medidas antropométricas, o ângulo quadricipital (Q) e a osteoartrite de joelho. A amostra foi composta por 50 voluntárias obesas (30 com OA de joelho e 20 sem OA), com idade entre 40 e 60 anos. Foram mensurados, além do IMC (índice de massa corporal), circunferência abdominal (CA), perímetros de cintura e quadril para cálculo da relação cintura-quadril e o ângulo Q; a osteoartrite foi diagnosticada clinicamente e por meio de radiografia da articulação do joelho. Foram encontradas correlações positivas fracas entre IMC e ângulo Q e entre tempo de obesidade e grau de degeneração articular. A CA apresentou correlação positiva fraca com o grau de degeneração articular e o de gravidade da OA. O cálculo da razão de chance (OR) indica que as voluntárias com IMC>34 kg/m2 e CA>110 cm tiveram 3,7 e 7 vezes, respectivamente, mais chance de apresentarem OA. A obesidade central, seu grau e duração possivelmente contribuem para a incidência da OA de joelhos em mulheres obesas. A circunferência abdominal foi a medida que melhor se correlacionou com a presença e grau de OA em obesas, o que aponta para a relevância de sua mensuração na avaliação clínica.

Keywords : Antropometria; Mulheres; Obesidade; Osteoartrite do joelho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese