SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Comparative assessment of healthy subjects' lung function on the ground and in waterBenefits of a posture education program for schoolchildren in the city of Garibaldi, RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

BORIN, Gabriela et al. Controle postural em pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.4, pp. 342-345. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000400011.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho acarreta alterações somatosensoriais em função da perda de informações provenientes dos mecanorreceptores presentes no LCA. Esses receptores constituem importante fonte de informação sensorial, afetando o desempenho de vários atos motores, dentre os quais o controle postural. O estudo objetivou analisar o controle postural de indivíduos com joelhos normais e com lesão unilateral do LCA. Participaram 15 voluntários com lesão do LCA (grupo lesado) e 15 voluntários com joelhos normais (grupo controle). O controle postural foi analisado por plataforma de força, sendo o voluntário instruído a assumir a situação experimental em apoio unipodal direito e esquerdo, posicionado no centro da plataforma de modo estático e com os olhos fechados. A plataforma de força forneceu informações de forças e momentos no eixo vertical e horizontal, a partir das quais foi obtida a área de deslocamento do centro de pressão nas direções ântero-posterior e médio-lateral. Os resultados mostram que indivíduos com lesão do LCA apresentaram maior amplitude média de oscilação comparados aos do grupo controle, sugerindo que o deficit no controle postural seja devido à perda de informações proprioceptivas nos indivíduos com LCA. Esses resultados têm implicações para a abordagem clínica de indivíduos com lesão do LCA.

Keywords : Biomecânica; Ligamento cruzado anterior; Postura; Propriocepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese