SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Safety and effectiveness of chest physiotherapy in lung abscess: a two-case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

JASSI, Fabrício José et al. Terapia manual no tratamento da espondilólise e espondilolistese: revisão de literatura. Fisioter. Pesqui. [online]. 2010, vol.17, n.4, pp. 366-371. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502010000400016.

A espondilólise é um defeito na pars interarticularis da vértebra com descontinuidade óssea do segmento intervertebral; a progressão do defeito resulta em deslizamento de uma vértebra sobre a outra, chamado espondilolistese, o que pode provocar dor. O tratamento não-cirúrgico é a escolha inicial na maioria dos casos de espondilolistese, mas poucos estudos verificam a eficácia dos tratamentos conservadores. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre esses tratamentos, sobretudo no que concerne à terapia manual, a fim de ajudar os terapeutas na prescrição de intervenções eficazes. Os resultados mostram que tanto a terapia manual como a fisioterapia convencional apresentam efeitos benéficos na redução da dor lombar e na melhora funcional do paciente. As terapias manuais envolvem manipulação da coluna vertebral e articulação sacroilíaca, músculo-energia e alongamento dos músculos afetados. Exercícios de estabilização lombopélvica, fortalecimento dos músculos posturais e alongamento dos isquiotibiais e psoas também foram considerados importantes. O paciente deve ser avaliado individualmente em seu quadro clínico e radiográfico para determinação do plano de tratamento. Dentre as opções conservadoras de tratamento encontradas, nenhuma se mostrou conclusivamente superior às outras e todas podem ser incluídas no tratamento sintomático de pacientes com espondilólise/listese.

Keywords : Espondilólise; Espondilolistese [reabilitação]; Manipulações musculosqueléticas; Modalidades de fisioterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese