SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Heart rate variability in women with joint hipermobilityMusculoskeletal risks in different departments of a footwear manufacturing company author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

GUARIGLIA, Débora Alves; PEREIRA, Ligia Maxwell; PEREIRA, Hugo Maxwell  and  CARDOSO, Jefferson Rosa. Avaliação da confiabilidade e usabilidade de três diferentes programas computacionais para a análise fotogramétrica do ângulo de flexão de quadril. Fisioter. Pesqui. [online]. 2011, vol.18, n.3, pp. 247-251. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502011000300008.

A análise fotogramétrica pode ser feita por meio de diferentes programas computacionais. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a confiabilidade e usabilidade de três diferentes programas em uma análise fotogramétrica durante a flexão do quadril e discutir aspectos qualitativos e quantitativos de cada um deles. Participaram do estudo 26 voluntários do gênero masculino, com idade entre 19 e 30 anos (x=25,4 anos, DP=2,5) que realizaram o teste do sentar e alcançar por meio do banco de Wells adaptado. Marcadores cutâneos foram posicionados nos processos ósseos: trocânter maior do fêmur e espinha ilíaca anterossuperior. A aquisição da imagem foi realizada no limite máximo da execução do teste. Todos os programas apresentaram uma alta confiabilidade entre as medidas, além disso, foram apresentadas vantagens e desvantagens específicas na adoção de cada um deles. O programa SAPO foi considerado com maiores vantagens para utilização na prática profissional, no entanto, para realização de análises em pesquisas científicas todos os programas apresentam pontos que devem ser considerados antes da sua adoção.

Keywords : biomecânica; amplitude de movimento articular; articulação do quadril; reprodutibilidade dos testes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese