SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Direction-specific limits of stability are reduced in mild to moderate Parkinson's disease individualsElectrical activity of cervical muscles and range of movement of cervical column in individuals with and without DTM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

SOUZA JUNIOR, José Vitorino de; SAMPAIO, Rafaella Maria Monteiro; AGUIAR, Jaina Bezerra de  and  PINTO, Francisco José Maia. Perfil dos desvios posturais da coluna vertebral em adolescentes de escolas públicas do município de Juazeiro do Norte - CE. Fisioter. Pesqui. [online]. 2011, vol.18, n.4, pp. 311-316. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502011000400003.

Postura é definida como sendo a posição adotada pelo ser humano. Dados epidemiológicos apontam para uma alta prevalência de alterações posturais de coluna entre crianças e adolescentes. O objetivo do presente estudo foi investigar os desvios posturais da coluna vertebral em escolares (n=670) de 11 a 19 anos. Utilizou-se como metodologia um simetrógrafo e uma máquina fotográfica para pesquisar a presença de desvios na coluna vertebral. Foram utilizados um nível d'água e uma régua para aferir a gibosidade, um fio de prumo e uma régua para medir os desvios laterais da coluna. Dos resultados obtidos, encontrou-se uma prevalência de 8,8% de desvios laterais e 2,4% de gibosidade, além de ser observada a presença de escoliose em portadores de assimetrias de ombros e ilíacos. Porém, não houve influência do peso, altura e índice de massa corporal (IMC) para a prevalência de escoliose. Dessa maneira, com este estudo, constatou-se elevada prevalência dos desvios posturais em escolares.

Keywords : postura; escoliose; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese