SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Efeitos da Reeducação Postural Global em escolares com escolioseAvaliação postural em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

BUSARELLO, Fernanda de Oliveira; ARTIFON, Elisângela Lourdes; LOTH, Eduardo Alexandre  e  BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor. Análise da eficácia do laser de baixa potência no tratamento da dor tendínea em ratos imunossuprimidos. Fisioter. Pesqui. [online]. 2011, vol.18, n.4, pp. 335-340. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502011000400007.

O comprometimento do sistema imune, que pode ser apresentado por indivíduos com doenças crônicas, leva à baixa resposta imunológica. Um dos tratamentos utilizados para lesões agudas em tendões é o laser de baixa potência, contudo há uma lacuna em relação ao seu uso em imunodepressão. O objetivo do presente estudo foi analisar se o laser de baixa potência é eficaz para o tratamento da dor em ratos imunodeprimidos submetidos a trauma tendíneo. Foram utilizados 23 ratos, machos, da linhagem Wistar, divididos aleatoriamente em três grupos: grupo controle, placebo e laser. Os animais foram imunodeprimidos (por administração de Ciclosporina A) e submetidos à lesão no tendão calcâneo direito, com impacto de cerca de 0,40 J. Para o tratamento, utilizou-se laser de baixa potência, 670 nm, 30 mW e dose de 2 J/cm2, durante 3 dias. A avaliação da dor foi realizada pelo teste de incapacidade funcional e por filamento de Von Frey digital. Os resultados apresentaram valores significativos para o grupo laser, com diminuição de dor funcional e da dor à pressão na superfície plantar e no local lesionado (tendão calcâneo direito). Portanto, concluiu-se que o laser de baixa potência é eficaz para reduzir a dor em ratos imunodeprimidos submetidos a trauma tendíneo.

Palavras-chave : terapia a laser de baixa intensidade; tendão do calcâneo; tendinopatia; medição da dor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português