SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Eight-point binding as a physical therapeutic resource for rehabilitation of functional performance after a strokeEffects of nandrolone decanoate on the viability of muscle satellite cells during the differentiation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Abstract

DIAS, Fernanda Dultra et al. Avaliação da composição corporal, capacidade funcional e função pulmonar em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Fisioter. Pesqui. [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.10-15. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/238210114.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está relacionada a um baixo índice de massa corporal (IMC), à redução da capacidade funcional e à redução da densidade óssea, justificando assim a importância de se avaliar todos esses parâmetros nos pacientes portadores da doença. Trata-se de um estudo transversal, com amostra composta por 20 pacientes, que realizaram medida de composição corporal por bioimpedância, avaliação da capacidade funcional pela distância percorrida no Incremental Shuttle Walk Test (ISWT) e avaliação da gravidade da obstrução pela espirometria. Foram encontradas diferenças significantes entre a distância percorrida e prevista do ISWT (p<0,01), correlações positivas entre massa muscular e distância percorrida no ISWT (r=0,54 com p=0,01), com VEF1 (r=0,488 com p=0,02), VEF1 e massa óssea (r=0,497 com p=0,02) e distância percorrida com VEF1 (r=0,541 com p=0,01). As correlações encontradas neste estudo, além de confirmarem a hipótese de que a gravidade da obstrução apresentada pela alteração no parênquima pulmonar nos pacientes com DPOC está relacionada com as alterações na composição corporal e com a redução da capacidade funcional, evidenciam também a correlação com a massa óssea.

Keywords : Índice de Massa Corporal; Doença Pulmonar; Obstrutiva Crônica; /fisiopatologia; Tolerância ao Exercício.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )