SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Relação entre aliança terapêutica e recrutamento dos músculos abdominais profundos em pacientes com dor lombar não específicaEfeito da Kinesio Taping no equilíbrio postural de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

OLIVEIRA, Letícia Villani de; SAAD, Marcelo Camargo; FELICIO, Lilian Ramiro  e  GROSSI, Débora Bevilaqua. Análise da força muscular dos estabilizadores do quadril e joelho em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar. Fisioter. Pesqui. [online]. 2014, vol.21, n.4, pp.327-332. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/11903021042014.

A Síndrome da Dor Femoropatelar é uma das desordens mais frequentes do joelho, caracterizada por dor anterior no joelho, que se agrava com atividades que aumentam as forças compressivas na articulação. Alterações no padrão de força muscular do quadríceps ou da musculatura estabilizadora do quadril poderiam alterar a biomecânica da articulação femoropatelar e, assim, aumentar o estresse articular e exacerbar sintomas de dor. O objetivo deste estudo foi comparar a força da musculatura de quadril e joelho em mulheres com e sem tal síndrome. Participaram deste estudo 45 voluntárias, sendo 20 sem e 25 com a Síndrome da Dor Femoropatelar. A força isométrica dos músculos flexores e extensores de joelho, abdutores, adutores, flexores, extensores, rotadores laterais e mediais do quadril foi avaliada por uma célula de carga adaptada. Mulheres com Síndrome da Dor Femoropatelar apresentaram redução de 22% da força dos rotadores mediais de quadril e 23% dos extensores de joelho, em comparação àquelas sem a Síndrome da Dor Femoropatelar. Não foram observadas diferenças na força isométrica entre os outros grupos musculares. Portanto, os dados deste trabalho reforçam que a musculatura quadricipital e os rotadores mediais do quadril são os mais comprometidos em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar.

Palavras-chave : Síndrome da Dor Patelofemoral; Articulação do Joelho; Força Muscular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )