SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Análise da força muscular dos estabilizadores do quadril e joelho em indivíduos com Síndrome da Dor FemoropatelarFidedignidade das medidas inter e intratestes com goniômetro universal e artrômetro podálico da amplitude ativa de eversão e inversão do tornozelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

CABREIRA, Tathiana Sartori; COELHO, Karla Helena Vilaça  e  QUEMELO, Paulo Roberto Veiga. Efeito da Kinesio Taping no equilíbrio postural de idosos. Fisioter. Pesqui. [online]. 2014, vol.21, n.4, pp.333-338. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/12320821042014.

O processo de envelhecimento provoca alterações no equilíbrio, as quais podem aumentar o número de quedas. A Kinesio Taping é uma técnica com a proposta de melhorar a fisiologia muscular, a propriocepção, a coordenação e o equilíbrio. O objetivo do estudo foi verificar o efeito da Kinesio Taping no equilíbrio postural de idosas. Foram avaliadas 62 idosas, do sexo feminino, com média de idade de 68±5 anos, divididas em dois grupos: Kinesio Taping, com idosas (n=31) que foram submetidas ao protocolo de aplicação da Kinesio Taping para os músculos gastrocnêmio e do mediopé, e o Controle (n=31), com aquelas que receberam uma fita placebo (Micropore 3M). Para a análise do equilíbrio postural, utilizou-se uma plataforma de força para o registro dos sinais estabilométricos. Ambos os grupos foram avaliados pós-aplicação e com intervalo de 48 horas. As variáveis utilizadas foram deslocamento total, amplitudes anteroposterior e mediolateral, área e velocidades anteroposterior e mediolateral. Os resultados demonstraram que a Kinesio Taping não provocou modificações significativas em relação ao Grupo Controle, pós e 48 horas após a aplicação. Os achados apontam que a Kinesio Taping não foi capaz de alterar o equilíbrio postural de idosos do sexo feminino.

Palavras-chave : Equilíbrio Postural; Idoso; Propriocepção; Modalidades de Fisioterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )