SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Fidedignidade das medidas inter e intratestes com goniômetro universal e artrômetro podálico da amplitude ativa de eversão e inversão do tornozeloEpidemiologia de lesões musculoesqueléticas em praticantes de ballet clássico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão impressa ISSN 1809-2950

Resumo

MANZANO, Roberta Munhoz et al. Análise da frequência acústica e amplitude das ondas sonoras geradas pelo Dispositivo Oscilatório Torácico Tixotrópico (Diottix(r)) no tórax humano. Fisioter. Pesqui. [online]. 2014, vol.21, n.4, pp.346-352. ISSN 1809-2950.  http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/12820621042014.

O Diottix(r) foi calibrado a 25 Hz para atingir a frequência indicada na literatura como eficaz a fim de mobilizar secreções de vias aéreas. A amplitude e a frequência das ondas geradas pelo equipamento nas diferentes regiões do tórax ainda precisam ser investigadas. O objetivo de estudo foi analisar a frequência e a amplitude das ondas geradas pelo Diottix(r) no tórax de indivíduos saudáveis. A aplicação do Diottix(r) foi realizada nas regiões anterior e posterior do tórax. As ondas mecânicas foram captadas utilizando estetoscópios conectados a microfones de eletreto, os quais estavam ligados a um osciloscópio digital. Os dados de frequência e amplitude foram captados pelo estetoscópio, posicionado em seis pontos na região anterior e seis na posterior do tórax, seguindo as posições comumente utilizadas na ausculta pulmonar. Os sinais foram registrados e transferidos para um computador por meio de um software para análise deles. A frequência das ondas não apresentou variação significativa (24,9 a 26,4 Hz). A amplitude de onda na região anterior versus posterior em cada segmento do pulmão, terço superior, médio e inferior, apresentou diferença. O Diottix(r) produz frequências no tórax de acordo com o calibrado; desta forma, pode ser um recurso complementar às manobras de higiene brônquica. As amplitudes de ondas parecem ser afetadas por outras estruturas, que incluem as partes ósseas e o coração.

Palavras-chave : Oscilação da Parede Torácica; Terapia Respiratória; Vibração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )