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Efeitos de um Programa de Educação Postural para escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre (RS)

Efectos de un Programa de Educación Postural para estudiantes del tercer año de la educación básica de una escuela estatal de Porto Alegre (RS)

RESUMO

A dor nas costas e as alterações posturais são problemas presentes em crianças e adolescentes nos últimos anos. Entre os fatores que contribuem para o aparecimento desses problemas está a postura inadequada durante a execução de Atividades de Vida Diária (AVDs), e acredita-se que aulas de Educação Postural podem estimular os escolares a incorporar hábitos adequados. O objetivo principal deste estudo foi verificar os efeitos de um Programa de Educação Postural (PEP) sobre a postura dinâmica de escolares durante a realização de AVDs. O objetivo secundário foi conhecer a percepção de responsáveis e professores sobre o PEP. Este estudo foi do tipo semiexperimental e utilizou método misto, empregando a combinação de abordagens quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 40 escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, avaliados por meio da filmagem de AVDs e de Entrevista Semiestruturada. O PEP foi embasado na metodologia das Escolas Posturais e teve duração de nove semanas. Os resultados demonstraram melhora na execução das AVDs "carregar mochila" (p=0,005), "pegar objeto no solo" (p=0,009), "sentar em banco" (p=0,001) e "sentar para escrever" (p=0,001). Na AVD "transportar objetos" não foi encontrada diferença significativa (p=0,467). Com relação à análise qualitativa, as falas dos responsáveis e das professoras revelaram que os escolares fizeram comentários positivos sobre os conteúdos e as atividades realizadas durante o Programa. Os entrevistados perceberam mudanças nos hábitos posturais dos escolares e satisfação com a proposta. Conclui-se que o PEP foi eficiente para melhorar a execução de AVDs e teve uma repercussão positiva na percepção dos responsáveis e professores dos escolares participantes do Programa.

Descritores:
Postura; Educação em Saúde; Promoção da Saúde

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