SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The influence of medical work leaves in the perception of health and quality of life of adult individualsImpact of sensorimotor training with whole body vibration platform on balance and functional mobility of an elderly individual after a stroke: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950On-line version ISSN 2316-9117

Abstract

MEDEIROS, Flávia Cordeiro de; COSTA, Leonardo Oliveira Pena; OLIVEIRA, Núbia de Fátima Costa  and  COSTA, Lucíola da Cunha Menezes. Satisfação de pacientes que recebem cuidados fisioterapêuticos para condições musculoesqueléticas: um estudo transversal. Fisioter. Pesqui. [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.105-110. ISSN 2316-9117.  https://doi.org/10.1590/1809-2950/14956323012016.

Mensurou-se a satisfação dos pacientes que recebem cuidados fisioterapêuticos para condições musculoesqueléticas na região Sudeste do Brasil. O instrumento MedRisk Instrument for Measuring Patient Satisfaction (MRPS) foi utilizado para mensurar a satisfação de 403 pacientes de oito clínicas de fisioterapia dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Além disso, foram coletadas as características demográficas e clínicas dos participantes e a Escala de Percepção do Efeito Global (GPE). O MRPS foi descrito por meio de média e desvio-padrão. Coeficientes de correlação de Pearson foram calculados para investigar a associação entre a GPE e o escore total do MRPS. Modelos de regressão linear foram utilizados para analisar as características dos pacientes que poderiam predizer a satisfação total. Foi observada alta satisfação com os cuidados fisioterapêuticos, sendo a média do escore total 4,5 pontos (DP=0,4). Foi observada moderada correlação entre a satisfação total e a GPE (coeficiente de Pearson -0,31, p<0,001). Apenas o gênero influenciou o escore total de satisfação, sendo que o gênero masculino apresentou maior satisfação com os cuidados recebidos. O nível de satisfação do paciente com o tratamento de fisioterapia recebido na região Sudeste do Brasil pode ser considerado alto.

Keywords : Fisioterapia; Satisfação do Paciente; Ortopedia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )