SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Existe diferença na mobilização precoce entre os pacientes clínicos e cirúrgicos ventilados mecanicamente em UTI? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fisioterapia e Pesquisa

versão On-line ISSN 2316-9117

Resumo

PUCCIARELLI, Maria Laura Rezende; MATTIELLO, Stela Márcia; MARTINEZ, Edson Zangiacomi  e  MATTIELLO-SVERZUT, Ana Claudia. Exercício excêntrico e alongamento para músculos flexores plantares aplicados durante 21 dias após imobilização não modificam o tecido não contrátil. Fisioter. Pesqui. [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.118-123. ISSN 2316-9117.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/12606823022016.

As adaptações da matriz extracelular, que está intimamente ligada à manutenção da integridade e do desempenho do sistema musculoesquelético, não estão consensualmente descritas na literatura após recarga por desuso. O objetivo deste estudo foi analisar a área de tecido conjuntivo perimisial e de secção transversa das fibras musculares nos músculos sóleo e plantar de ratas imobilizadas e posteriormente reabilitadas por protocolos de alongamento e exercício excêntrico. A expressão do tecido conjuntivo perimisial de ambos os músculos estudados não apresentou diferença significativa após o procedimento de imobilização e treinamento. O treino excêntrico aplicado por 10 dias foi suficiente para recuperar a área das fibras para o músculo plantar, enquanto a recuperação do músculo sóleo aconteceu somente após o protocolo de 21 dias.

Palavras-chave : Imobilização; Tecido Conjuntivo; Exercício de Alongamento Muscular; Músculo Esquelético.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )