SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1La música en las aldeas de la Amazonia portuguesa (siglo XVII)Aspects of Paiter Suruí oral art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

MACEDO, Valéria. Tracking Guarani songs: between villages, cities and worlds. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.1, pp. 377-410. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000100014.

Entre os Guarani, os cantos correspondem a um dos principais veículos de aquisição de conhecimento e agência xamânica. Na década de 90, com a formação de corais de crianças e jovens, algumas modalidades de cantos vieram protagonizando a inserção dos Guarani Mbya e Nhandeva nas regiões Sul e Sudeste do país no mundo dos projetos e eventos culturais, com a multiplicação de CDs e apresentações. Meu propósito é dar relevo a controvérsias e a forte inflexão que correspondeu a veiculação desses cantos nas relações com os jurua (os brancos). A estratégia até então predominante entre os Guarani de “invisibilidade cultural” foi tensionada pelo empenho de figurar a “cultura”, de modo a dar-lhe contornos reconhecíveis e valorizáveis, potencializando nos cantos o dispositivo de se fazer ouvir, tanto no eixo vertical como horizontal da existência.

Keywords : cantos guarani; projetos indígenas; “cultura”; redes ameríndias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in Englishpdf in English