SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1La música en las aldeas de la Amazonia portuguesa (siglo XVII)Aspects of Paiter Suruí oral art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

MACEDO, Valéria. Tracking Guarani songs: between villages, cities and worlds. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.1, pp. 377-410. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000100014.

Entre os Guarani, os cantos correspondem a um dos principais veículos de aquisição de conhecimento e agência xamânica. Na década de 90, com a formação de corais de crianças e jovens, algumas modalidades de cantos vieram protagonizando a inserção dos Guarani Mbya e Nhandeva nas regiões Sul e Sudeste do país no mundo dos projetos e eventos culturais, com a multiplicação de CDs e apresentações. Meu propósito é dar relevo a controvérsias e a forte inflexão que correspondeu a veiculação desses cantos nas relações com os jurua (os brancos). A estratégia até então predominante entre os Guarani de “invisibilidade cultural” foi tensionada pelo empenho de figurar a “cultura”, de modo a dar-lhe contornos reconhecíveis e valorizáveis, potencializando nos cantos o dispositivo de se fazer ouvir, tanto no eixo vertical como horizontal da existência.

Keywords : cantos guarani; projetos indígenas; “cultura”; redes ameríndias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English