SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Perspectives théoriques dans l'étude de la famille, de l'enfance et de la parenté: un regard à partir de la comparaison entre adoption et P.M.A. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

ARANTES, Antonio A.. Compadrio in rural Brazil: structural analysis of a ritual institution. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 70-112. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200005.

Esta análise estrutural focaliza o sistema de compadrio. Sua base empírica deriva de observações realizadas entre camponeses do Alto Sertão baiano no final da década de 1960 e da bibliografia sobre as variantes registradas na América latina e Europa meridional. Ela se ocupa, principalmente, de duas questões complementares. De um lado, desenhar um modelo que possa representar a estrutura elementar virtualmente presente nas variantes desse sistema; de outro, oferecer uma interpretação de seu significado, por meio de contraste com alguns elementos dos sistemas de parentesco e casamento, e levando em conta aspectos da religiosidade desses camponeses. Este exercício foi inspirado pelas reflexões de Edmund Leach em Rethinking anthropology e em Virgin Birth. Sugerem-se novas perspectivas de análise para pesquisas futuras.

Keywords : compadrio; sertão baiano; parentesco ritual; generalização.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English