SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Perspectives théoriques dans l'étude de la famille, de l'enfance et de la parenté: un regard à partir de la comparaison entre adoption et P.M.A.The weave of kinship and the ever-mobile fishing village of Barra de Ararapira (Superagüi Island, Guaraqueçaba, Paraná, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

TARNOVSKI, Flávio Luiz. Les coparentalités entre gays et lesbiennes en France: le point de vue des pères. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 140-163. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200007.

As famílias constituídas por casais do mesmo sexo se tornaram um importante tema do debate social, político e intelectual francês. Neste artigo, argumento que as famílias homoparentais expressam tendências históricas que transformaram de maneira significativa a organização das relações familiares na França. A partir de uma pesquisa com pais homossexuais franceses, este artigo analisa as especificidades das coparentalidades entre gays e lésbicas. A coparentalidade consiste em um acordo para a geração de crianças, que serão criadas em alternância pelo (s) pai (s) e pela (s) mãe (s). Após analisar as particularidades do projeto parental, dos contornos da família e da experiência da paternidade, proponho uma breve discussão sobre os limites de um modelo exclusivo de filiação.

Keywords : coparentalidade; homoparentalidade; homossexualidade; paternidade; família.

        · abstract in English | French     · text in French     · pdf in French