SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The weave of kinship and the ever-mobile fishing village of Barra de Ararapira (Superagüi Island, Guaraqueçaba, Paraná, Brazil)Kinship and differentialities: alternatives to identity and to ethnic frontiers in the study of migrations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

LOBO, Andréa. "Making families" child mobility and familiar organization in Cape Verde. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 197-219. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200009.

O artigo pretende demonstrar que o universo do parentesco na sociedade crioula de Cabo Verde não é um dado pré-definido, as relações de parentesco não são irrevogáveis e sem necessidade de reiteração. As relações familiares são analisadas como construção, um projeto que é fruto de negociação constante entre os membros. O argumento central é o de que, em Cabo Verde, as relações familiares se caracterizam por um comprometimento mútuo, contatos sociais regulares e um fluxo intra e inter-doméstico de benefícios materiais e não-materiais. Tais requisitos são fundamentais para a construção do sentimento de proximidade e atuam para fortalecer laços pré-existentes, de parentesco.

Keywords : Cabo Verde; organização familiar; parentesco; relatedness.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English