SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Kinship and differentialities: alternatives to identity and to ethnic frontiers in the study of migrationsBlood and other substances: new reproductive technologies and adoption in popular groups in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

CARUSO, Juliana P. Lima. Weaving relatives: elopement and kinship in a southern Brazilian community. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 236-255. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200011.

Neste artigo, procuro apresentar as principais discussões da minha dissertação, sobre a fuga matrimonial e as formas de parentesco em uma comunidade da cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. O cerne deste trabalho é a fuga matrimonial, uma forma de união consensual que possibilita as uniões entre parentes. As noções de parentesco e família também são abordas neste artigo, assim como a experiência realizada com a MaqPar( Máquina do Parentesco) e outros programas computacionais que possibilitaram novas visões sobre o campo. Entre as percepções sobre o parentesco, as questões de substância e convívio entrelaçam com a prática da fuga e as “redes empíricas”.

Keywords : fuga; parentesco; família; redes empíricas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English