SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Weaving relatives: elopement and kinship in a southern Brazilian communityFamilies, nations and generations in women's international migration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

NASCIMENTO, Pedro. Blood and other substances: new reproductive technologies and adoption in popular groups in southern Brazil. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 256-278. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200012.

A partir de pesquisa etnográfica realizada em uma instituição médica e junto a grupos populares de Porto Alegre/RS/Brasil, o presente artigo foca casos onde o recurso por arte de casais às tecnologias reprodutivas conceptivas relaciona-se a uma maior ou menor proximidade desses sujeitos com os serviços de saúde. Discute também como o fato de se recorrer a serviços médicos não inviabiliza a adoção como forma de estabelecimento de laços de parentesco. Pretende-se, assim, problematizar os discursos sobre a disseminação de tecnologias reprodutivas conceptivas que estão, em geral, baseados em uma definição pouco problematizada do que se chama desejo de filhos “de sangue”, ou biológicos. Além disso, o artigo visa a colaborar para a reflexão sobre as especificidades da adoção em grupos populares, no contexto de disseminação dessas tecnologias reprodutivas.

Keywords : adoção; serviços de saúde; novas tecnologias reprodutivas; desejo por ter filhos; classe operária.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English