SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Blood and other substances: new reproductive technologies and adoption in popular groups in southern BrazilThe de-kinning of birthmothers: reflections on maternity and being human author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

SCOTT, Parry. Families, nations and generations in women's international migration. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 279-306. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200013.

Quatro experiencias de migração de mulheres de recife para Europa estão examinadas com ênfase no assunto de sociabilidade entre gerações, famílias e relações de gênero. Emprega-se o método genealógico como instrument para compreender a lógica de relacionalidade e de mobilidade. As genealogias de mulheres relativamente idosas revela a importância das relações de parentesco e do fato do Recife ser uma cidade de destinos migratórios plurais. As hierarquias de geração e de gènero influenciam as decisões sobre cuidados, limpeza, casamentos e mobilidade. A solidariedade dos grupos femininmos é contra-balançada por inciativas masculinas e por privilégios masculinos em eventos de migração. Redefinições e reafirmações se narram em relação à autonomia e à subordinação das migrantes. As referèncias familiars são vistas como mecanismos disponíveis para enfrentar favoravelmente as barreiras legais nacionais a mobilidade. Os relatos das informants mais idosas relegam as suas opiniões sobre diferenças nacionais e culturais a um segundo plano ao falar sobre as obrigações familiares e de parentesco. As migrantes alcançam alguma autonomia e confrontam estruturas sociopolíticas, mesmo diante da subordinação dupla de gênero e de inserção em redes de parentesco hierárquicas.

Keywords : migração internacional; mulheres; gerações; relações de gênero; família; redes; genealogias.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English