SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Marriage between "close relatives" : considerations about kinship between the Guarani Nhandéva on western ParanáPós-dradiviano Sateré-Mawé: parentesco y rituales de afinabiliadad author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

ROCHA, Cinthia Creatini da. From socio-politics to kinship dynamics among the Kaingang. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 359-374. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200016.

O artigo centra-se em dados etnográficos da organização social e política de um coletivo Kaingang que atualmente reivindica a identificação da Terra Indígena Sêgu (Rio Grande do Sul). Tomando como foco a centralidade da sócio-política indígena busca-se compreender algumas situações em que as alianças ou cisões entre parentes e afins são postas em cheque. Os dados etnográficos observados em diferentes terras indígenas Kaingang localizadas na porção sul do país apontam para a existência de uma intrincada e rizomática rede de relações sociais intra e inter-grupos, famílias e pessoas que, para além de suas localidades de origem ou locais de moradia, articulam princípios sócio-cosmo-políticos que marcam os distintos processos de alianças e rupturas, reciprocidades e cisões. Nesse sentido, o parentesco deve ser analisado como um processo contextual, no qual suas dinâmicas devem ser analisadas caso a caso.

Keywords : parentesco; sócio-política; Kaingang; poder.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English