SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2From socio-politics to kinship dynamics among the KaingangCreating affinity: formal friendship and matrimonial alliances among the Jê people and the Apinaje case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

ALVAREZ, Gabriel O.. Pós-dradiviano Sateré-Mawé: parentesco y rituales de afinabiliadad. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 375-402. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200017.

O material etnográfico Sateré-Mawé foi analisado utilizando-se as diferentes tradições teóricas da antropologia do parentesco. A analise do sistema de parentesco permite preencher um vazio bibliográfico sobre o grupo e também é a porta de entrada para transcender o âmbito dos termos de parentesco e compreender a alteridade. As conclusões teóricas no campo do parentesco trazem uma interpretação do ritual da tucandira, que transcende a exegese nativa e mostra como o ritual transforma, performaticamente, a afinidade virtual em afinidade potencial e os afins potenciais em afins efetivos. A partir desta analise concluímos que o ritual da tucandira como instituição, ordena a circulação de mulheres de forma tão eficaz como outras instituições clássicas do parentesco, como o casamento entre primos cruzados e os sistemas dradivianos.

Keywords : parentesco; ritual; Tupí; Sateré-Mawé; dravidianato amazônico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish