SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Brazilians in Lisbon: immigrant association and the meaning of urban spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

VELHO, Gilberto. Urban anthropology: interdisciplinarity and boundaries of knowledge. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 452-479. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200023.

Este texto lida com a complexidade e o desenvolvimento da Antropologia Urbana. É também um relato da carreira do autor e suas relações com os diferentes campos do conhecimento, não apenas de Ciências Sociais, num sentido mais restrito, como sociologia e ciência política, mas também literatura, filosofia, história e artes em geral. O texto enfatiza a importância do cruzamento de limites e fronteiras com o objetivo de enriquecer linhas de pesquisa e pensamento. Entre outros grupos, cita a Escola Sociológica de Chicago e a Antropologia Social Britânica como exemplos importantes de trabalho interdisciplinar. Chama a atenção para a complexidade e a heterogeneidade da sociedade moderno-contemporânea e para a importância de mobilizar diferentes tradições de trabalho e pesquisa, especialmente no que toca os estudos urbanos desenvolvidos nas grandes cidades e metrópoles.

Keywords : metrópole; Heterogeneidade; sociedade moderno-contemporânea; interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English