SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Urban anthropology: interdisciplinarity and boundaries of knowledgePioneers and entrepreneurs: bio/ethnographic notes towards an anthropology of urban growth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

BARRETO, Alessandra Siqueira. Brazilians in Lisbon: immigrant association and the meaning of urban spaces. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 480-501. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200024.

A imigração é uma das principais e mais importantes temáticas no cenário atual. A maior parte desses fluxos migratórios para a Europa tem como destinos as metrópoles, as grandes cidades ou, ainda que menores, as eminentemente urbanas. Estas se apresentam como espaços privilegiados de observação da relação entre os temas mais globais e sua absorção pelas práticas e vivências locais. Assim, Lisboa torna-se locus de nossa observação dos processos de ressignificação, de criação de formas de ocupação e de usos dos espaços como elemento fundamental da constituição de identidades e do engajamento de imigrantes brasileiros como atores políticos que não apenas se conformam à dinâmica urbana, mas também procuram redefini-la.

Keywords : Imigrantes brasileiros; identidade; fluxos urbanos; mediação política e cultural.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English