SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The experience of pregnancy: subjectivity and social relationsArchitecture inside out: urban transformations through the perception of demolition engineers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

FRUGOLI JR, Heitor  and  SPAGGIARI, Enrico. Networks and territorialities: an ethnographic approach to the so-called cracolândia ["crackland"] in São Paulo. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 550-579. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200027.

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma investigação mais sistemática do que se convencionou chamar de cracolândia, para além de uma série de representações estigmatizantes atreladas ao bairro da Luz e ao centro de São Paulo, principalmente pela mídia impressa e televisiva. O uso do crack está se tornando um tema de crescente preocupação no Brasil, com notícias recorrentes sobre a “proliferação de cracolândias” em várias cidades, e devemos compreender o que está em jogo em cada uma dessas configurações. A partir da observação etnográfica das redes de relações e conexões, procuraremos trabalhar a ideia da cracolândia como uma modalidade de territorialidade itinerante dentro de um contexto multifacetado e marcado por inúmeras variações situacionais. Essa reconstituição etnográfica é baseada principalmente em nossas interações com o Centro de Convivência É de Lei, uma ONG que trabalha com ações voltadas à redução de danos junto aos usuários de crack na região em questão. Nesse contexto, as ações do É de Lei ocorrem dentro de um campo de mediação assinalado também pelas ações de agentes ligados a entidades públicas, de outras ONGs e igrejas, bem como policiais, seguranças particulares, lojistas, moradores e transeuntes. Um dos desafios consiste em compreender e explicar tal territorialidade frente às recentes dinâmicas políticas que reconfiguram o contexto pesquisado, marcado pela presença dos nóias, categoria relacional acionada de forma múltipla e recorrente para se referir aos usuários de crack.

Keywords : bairro da Luz; territorialidade; crack.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English