SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Networks and territorialities: an ethnographic approach to the so-called cracolândia ["crackland"] in São PauloDrawing the city: a proposal for an ethnographic study in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

On-line version ISSN 1809-4341

Abstract

GOYENA, Alberto. Architecture inside out: urban transformations through the perception of demolition engineers. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 580-608. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412011000200028.

O presente artigo é uma incursão etnográfica no universo das técnicas e rituais praticados por empresas de demolição de construções arquitetônicas. Tida muito freqüentemente como meramente brutal ou mesmo escandalosa, a tarefa de destruir é aqui explorada em sua complexidade material e simbólica. Assim como o ato de construir supõe uma forma de compreender e qualificar o espaço segundo um conjunto de normas sociais, o ato de demolir é, ele também, pautado por crenças e cosmologias que muito variam de um contexto para o outro. Ver-se-á que o destruidor de paredes e sua marreta bem podem desvelar histórias e patrimônios, escondidos entre um tijolo e outro, que o preservacionista mais habitual nem imaginaria.

Keywords : memória urbana; demolição; patrimônio; antropologia da arquitetura.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English