Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology
versão On-line ISSN 1809-4341
Resumo
RIBEIRO, Gustavo Lins. What's in a copy?. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2013, vol.10, n.1, pp.20-39. ISSN 1809-4341. https://doi.org/10.1590/S1809-43412013000100001.
Responderei à pergunta "O que existe em uma cópia?" considerando três conjuntos de questões relacionadas: a importância das cópias na academia, na vida cultural, no mundo econômico. Na academia a presente capacidade de fazer cópias está desafiando práticas pedagógicas e a confiança dos seus membros, o plágio sendo o problema mais imediato. A noção de autoria também está sofrendo mudanças provocadas por uma proliferação de autores e novas possibilidades abertas pelo ciberespaço. Na vida cultural, a imitação e a mimese de há muito são importantes motores de socialização. A nossa capacidade ampliada de fazer cópias problematiza, com nova intensidade, as relações entre homogeneidade e heterogeneidade, entre o genuíno e o espúrio. No mundo econômico, a era digital ameaça algumas das premissas fundamentais do capitalismo, especialmente da sua variante "sociedade do conhecimento", no tocante aos direitos de propriedade intelectual. Cresce a distância entre normatividade e práticas sociais. Os muitos dilemas e tensões identificados no texto são compreendidos como sintomas de duas grandes características do presente: o hiperfetichismo e o hiperanimismo.
Palavras-chave : copy; digital era; knowledge society; imitation; plagiarism; fetishism; animism; property rights.