SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Urban interventions, memories and conflicts: black heritage and the revitalization of Rio de Janeiro's Port ZoneThe city museum of São Paulo: a new design for city museums in the era of the megacity índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Anthropology between heritage and museums. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2013, vol.10, n.1, pp.228-252. ISSN 1809-4341.  https://doi.org/10.1590/S1809-43412013000100012.

Este artigo apresenta, a partir da análise de alguns casos, a contribuição da Antropologia, e em especial da Antropologia Urbana, para a caracterização do que seja um bem cultural e de seu valor de patrimônio no contexto da paisagem urbana. Mais concretamente, é mostrada a aplicação do método etnográfico, com seu olhar de "perto e de dentro", e das categorias pedaço, mancha, trajeto e circuito, desenvolvidos em pesquisas do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/USP). Pretende-se, desta forma, argumentar que esta contribuição pode aportar novos elementos para uma melhor definição das várias modalidades de patrimônio - arquitetônico, arqueológico, histórico, e principalmente do chamado imaterial ou intangível. Abre-se, assim, assim um fecundo diálogo com as disciplinas tradicionalmente comprometidas com os campos do patrimônio e da museologia.

Palavras-chave : Antropologia Urbana; patrimonio cultural; mancha; trajeto & circuito; museu da cidade; paisagem urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons