SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Challenges to digital patrimonialization: heritage.org /digital museum of african and Afro-Brazilian memory índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

VIDAL, Lux. Kuahí: the indians of the Lower Oiapoque and their museum. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2013, vol.10, n.1, pp.387-423. ISSN 1809-4341.  https://doi.org/10.1590/S1809-43412013000100016.

Nas últimas décadas assistimos a uma proliferação de museus, inclusive mu seus indígenas, com ênfase na regionalização e participação ativa das coletiv idades onde estão inseridos. Este artigo trata da implantação do Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque, solicitado pelas quatro etnias que habitam a região - Palikur, Galibi Kali'na, Karipuna e Galibi Marworno - ao governador do Amapá em 1998. Desde então se desenvolveu nas aldeias indígenas proje tos e ações de resgate e fortalecimento do Patrimônio Cultural desses povos que habitam o extremo norte do Brasil, na fronteira com a Guiana Francesa. Apresentamos essas ações e seus desdobramentos, com a articulação entre parcerias (organizações indígenas, órgãos governamentais, ONGs) para o fun cionamento e desenvolvimento de uma instituição museológica regional, que pretende abrigar, preservar e divulgar o acervo cultural dessas populações, incentivando a capacitação de técnicos em museologia, professores e pesquisa dores indígenas. Abordamos, por fim, a importância de diferentes coleções sobre esses povos indígenas, formadas ao longo das duas últimas décadas e um relato das exposições montadas no Museu Kuahí em Oiapoque e no Museu do índio, no Rio de Janeiro, ressaltando a especificidade de cada uma.

Palavras-chave : museu dos povos indígenas do Oiapoque (Amapá); valorização e fortalecimento cultural; coleções e exposições; patrimônio material e imaterial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons